O que é a cadeia de suprimentos ?

Atualizado: Mar 31


Segundo Ronald H.Ballou a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transporte, controle de estoque, etc.) que se repetem várias vezes ao longo do canal que transforma matérias-primas em produtos acabados, agregando valor aos consumidores.

Devido à origem das matérias-primas, fábricas e pontos de venda geralmente não têm o mesmo local e os canais representam uma série de etapas de produção, de forma que as atividades logísticas podem se repetir várias vezes até que o produto seja colocado no mercado.


Então, à medida que produtos antigos se transformam em canais de logística, as atividades de logística serão repetidas.

Gestão na cadeia de suprimentos (Supply chain Management) que é composta por um grupo de técnicas e ferramentas utilizadas pelas empresas para otimizar a relação entre fornecedores , parceiros , fabricantes , lojas , transportadoras e outras organizações envolvidas na mesma cadeia .


Qual é a diferença entre logística e cadeia de suprimentos ?


Logística – Se concentra no transporte e armazenamento de mercadorias

Cadeia de suprimentos - cobre todos os aspectos entre a aquisição e o fornecimento de mercadorias, incluindo a logística inbout e outbout

Outsourcing é o processo pelo qual a empresa determina em seu dia a dia os processos de trabalho que podem aumentar a produtividade e levar à otimização, e envolvem a subcontratação de terceiros para a execução de tarefas ou atividade.

O objetivo é reduzir custos e implantar modelos de distribuição de produtos e centros de distribuição. A cadeia de suprimentos é estrategicamente importante, atuando diretamente com fabricantes, fornecedores e parceiros externos. O objetivo é ganhar vantagem competitiva, incentivando a inovação e reduzindo custos nas diferentes etapas da produção.


A logística inclui:

• transporte de entrada e saída ;

• armazenagem; gestão de estoque

• execução (termo substituto Movimentação);

• logística reversa. WMS E TMS


Já a cadeia de suprimentos envolve:

• compras/aquisição;

• planejamento de fornecimento;

• planejamento de demanda;

• ERP

• aprimoramento contínuo;

• fabricação; (Produção)


Quais as vantagens da cadeia de suprimentos ?

• diferenciação no mercado;

• redução de custo;

• aumento da eficiência;

• diminuição no nível de serviço;

• aumento da satisfação do cliente;

• melhorias no atendimento;

• manutenção da atividade da empresa no mercado


Por meio da gestão da cadeia de suprimentos, as empresas podem definir suas próprias estratégias competitivas e funcionais, visando obter vantagem competitiva de forma objetiva.

Diferente da gestão tradicional, que se baseia apenas no nível dos departamentos de negócios e é realizada por meio de “outsourcing” e “benchmarks”.


O processo de gestão de materiais inovadores que é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá, quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados nele e estabelecendo a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados.


Mas qual a importância dessa gestão para as empresas ?


A gestão da inovação em uma empresa é importante para evitar a estagnação do sistema na organização e deslocar o foco para a sustentabilidade da empresa.

A Organização das Nações Unidas acredita que o desenvolvimento sustentável tem três pilares: economia, sociedade e meio ambiente.


Normalmente, o foco da inovação é o viés econômico da sustentabilidade, mas também pode ser estendido para os outros dois aspectos.


Podemos usar como exemplo a logística sustentável é uma solução otimizada em termos de entrega de produtos, que pode atender às expectativas do cliente em termos de prazo e custo.


Ao mesmo tempo, otimiza o uso dos recursos necessários, evita a emissão de poluentes excessivos na atmosfera, evita o desperdício de insumos, entre outras ações.


Quais são suas vantagens competitivas ?


· reduzir os impactos sobre a flora, fauna, ar, solo e água;

· buscar maior eficiência no uso dos recursos;

· impulsionar o uso de mão de obra local;

· estender a vida útil do bem e da obra;

· empregar tecnologias e inovações que permitam melhor utilização dos recursos naturais;

· utilizar, regular e legalmente, os recursos naturais.


Em vista dos argumentos apresentados a gestão da cadeia de suprimentos é muito importante nas empresas para reduzir os custos, aumentar a eficiência e garantir a satisfação do cliente na forma como adquiriu/ solicitou a oferta.


  • Milena Cardozo Sikorski


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo