Compras Sustentáveis


Sua empresa pode ganhar maior visibilidade no mercado e conquistar maior competitividade através de projetos sustentáveis.


Você já ouviu falar da ISO 20400?


Essa é a primeira norma criada para regulamentar compras sustentáveis. Estudando sobre o tema, observei que poucos projetos de sustentabilidade são colocados em prática nas empresas.

Alguns temas recorrentes de SUSTENTABILIDADE no mundo corporativo são: tratamento de água, uso consciente de energia, erradicação do trabalho escravo, programas de reciclagem, dentre outros de igual importância.

Dessa forma, pensando em aplicar projetos eficientes de sustentabilidade nas empresas, somos levados a reconhecer a importância e responsabilidade da área de SUPRIMENTOS no assunto.


Quando se fala em logística, por exemplo, tem-se que uma rota mal dimensionada, além de aumentar o tempo de transporte das mercadorias, eleva os gastos com combustíveis e maior emissão de gases poluentes.


Assim, a área de suprimentos é indispensável para manter a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, ou seja, desde a compra da matéria prima para fabricação de um item, passando pela produção, até a entrega ao destino final, sempre colocando em prática iniciativas de reaproveitamento e economia de tempo e recursos com a redução do desperdício.


Para assegurar todos esses aspectos, essa norma da ISO indica diretrizes para aliar os conceitos de sustentabilidade à estratégia organizacional e integrá-los às políticas de aquisições da empresa.


Na prática, isso significa que a ISO 20400 agrega valor às compras organizacionais e dissemina as ações de responsabilidade socioempresarial que fazem parte da norma ISO 26000, que orienta toda a cadeia de abastecimento.


Dessa forma, ao contrário do que se pensa, ações sustentáveis não aumentam as despesas de uma empresa. Longe disso, elas podem ajudar instituições a reduzir gastos, favorecendo a implementação de processos de trabalho mais econômicos e eficientes, livres de erros e desperdícios que geram custos desnecessários.


Quer saber mais?


Procure a 2BSUPPLY para transformar sua demanda em soluções.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo