Compras Estratégicas


Um dos meus livros prediletos chama-se “Compras Estratégicas” (autores Fabio Luíz Peres Miguel, Walter Freitas, Cristiane Biazzin Villar, Claudio Mitsutani, Richard Marc Burbridge, Carlos César Buosi Righetti e Gustavo Menoncin de Carvalho Pereira).


Ao ler, confesso que ele se tornou a minha bússola na carreira que construí ao longo dos anos na área de Suprimentos.


O comprador do futuro precisa estar antenado com as teorias e práticas dos processos de negociações, de relacionamento com os fornecedores e da construção das estratégias de compras e é justamente na minha visão que gostaria de abordar mais este tema: o relacionamento com os fornecedores e seus clientes internos.


Foi se o tempo em que ser um comprador “agressivo”, sem empatia com os seus clientes internos e externos era sinal de ótimos savings às empresas.

Hoje, eu posso afirmar que o conceito mudou e se você adotar a estratégia de empatia, conhecer profundamente o mercado atuante, quais são os players de mercado, entender as necessidades internas de seus clientes, ajudar a elaborar bons escopos técnicos, realizando muitas vezes trabalhos a 4, 6 ou até 8 mãos, terá maior visibilidade em seus resultados.


Realizar a devolutiva dos processos, desde a implantação da RFI quando um Sourcing é iniciado garante credibilidade, bem como, cumprimento dos prazos pré-acordados mas, se caso tenha que ser postergado, procure sempre notificar previamente, em especial as partes envolvidas, reforçando a importância do feedback.


Deixe a “agressividade” na condução da RFP lançada no mercado, com embasamentos, não vá para uma negociação com dúvidas e sempre mantenha a serenidade, postura e maturidade necessárias na condução dos seus processos.


Por fim, apresente sempre os seus melhores resultados e lembre-se: devolutivas!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contato

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

+55 (21) 97628.8078

+55 (21) 97628.8078

av@2bsupply.com

© 2020 by 2BSUPPLY. Desenvolvimento MARCO MANCEN DESIGN.